Massagem Facial

Poluição, exposição excessiva ao sol, estresse, má alimentação e tabagismo… fatores que isoladamente ou associados, aceleram o envelhecimento da pele, especialmente a do rosto que fica mais exposta a ações externas. Envelhecer é natural, mas com simples cuidados diários é possível retardar esses processos.
Devido ao acúmulo destes fatores, hoje, tem aumentado consideravelmente a procura pela estética facial, principalmente a massagem; que trás como efeito fisiológico a recuperação da tez, a firmeza da pele, entre outras melhorias.
A massagem facial é baseada em movimentos suaves. Como a musculatura é superficial, os deslizamentos supercifiais já provocam maior fluxo sangüíneo, e desta forma removem toxinas, combatem flacidez, envelhecimento precose, amaciam e favoremcem o aparecimento de células novas e sadias, dando à pele um aspécto jovial.

MASSAGEM FACIAL

O envelhecimento celular, de um modo geral, se inicia por volta dos 23 anos de idade e é um processo lento e gradativo, por isso, não há a necessidade de desespero, que, muitas vezes, leva o paciente a tratamentos precipitados. Outros itens como o cigarro, a alimentação inadequada, a baixa ingestão de vitaminas e líquidos, o estresse e o sedentarismo, também aceleram o processo de envelhecimento. É nesta fase que a produção celular inicia seu declínio, os mecanismos de defesa do organismo se tornam mais lentos e se acentuam devido a mímica facial.
Para expressar os mais diferentes sentimentos e estados de espírito, a pessoa contrai a musculatura facial cerca de 15 mil vezes por dia. Com tudo isso, não é de se admirar que, com o passar dos anos, as linhas de expressão marquem a face. “A precocidade e a intensidade dessas linhas são determinadas por fatores genéticos”, afirma a dermatologista Iara Yoshinaga, da clínica Pele Dermatologia Integrativa, em São Paulo.
E as rugas são mesmo implacáveis. Embora algumas pessoas tenham menor tendência do que outras, ninguém escapa delas. Elas ficam mais evidentes à medida em que envelhecemos, porque ocorre uma perda de substâncias que retêm a água nos tecidos, como o ácido hialurônico.
Outro fator que contribui para o aparecimento das temíveis marcas do tempo é o estresse. A pele é o maior órgão do sistema imunológico e nervoso do corpo. Se a pessoa está irritada, tensa e sem dormir direito, ocorre uma liberação maior de hormônios que chegam a todas as células do organismo e isso é visível no aspecto da pele.
As rugas de expressão aparecem no meio da testa, ao redor dos olhos, das narinas até o canto dos lábios, nos cantinhos da boca, no lábio superior e ao redor dos lábios (especialmente em fumantes). Quando são visíveis mesmo com o rosto em repouso, podem dar a impressão de que a pessoa está cansada ou brava, revelando uma emoção que ela não está sentindo. E para reverter tudo isso, a solução está em tratamentos estéticos potentes.
Os músculos do rosto ficam tensos quando estamos nervosas, e o papel da massagem é aliviar essa tensão. Movimentos de deslizamento e digito-pressão feitos na face deixam a pele com viço e a alma mais leve, além de potencializar os tratamentos estéticos.
No rosto, como no resto do corpo, também se acumulam pontos de tensão que comprometem a circulação sangüínea local e prejudicam as células cutâneas. A pele é quem mais sofre: perde o brilho e apresenta sinais de cansaço e de envelhecimento precoce. A massagem facial pode amenizar e até evitar o problema.
A técnica é eficiente para dissolver os pontos de tensão, melhorar o tônus muscular e ativar a circulação do rosto. Pode ser usada para potencializar um tratamento de pele ou, simplesmente, para aliviar a expressão pesada e cansada.
As atividades repetitivas do nosso dia-a-dia aliadas ao estresse acabam deixando os músculos do rosto tensos. Uma massagem facial pode ser, então, uma excelente pedida para aliviar toda essa tensão e recuperar o viço da pele.
O rosto funciona como o restante do corpo, acumulando pontos de tensão que, por sua vez, comprometem a circulação local do sangue. Isso prejudica as células cutâneas, resultando em uma pele sem brilho, de aparência cansada e, a longo prazo, gerando envelhecimento precoce. Mas tudo isso pode ser amenizado através de massagem facial, feita por você mesmo ou por profissionais.
O que a massagem facial busca é eliminar os pontos de tensão, ao mesmo tempo em que aprimora o tônus muscular e ainda trata de ativar a circulação de toda a extensão da face. E o tratamento pode ser aplicado tanto por esteticista como por massagista, desde que eles sejam devidamente treinados.
Outra boa indicação da massagem facial é para o caso de quem tem olheiras ou bolsas causadas pelo acúmulo de líquido. Aí, o estímulo funciona drenando o excesso de líquido que é causado pela má circulação ou mesmo pelo cansaço. Em geral, o esteticista começa aplicando algum tipo de produto de limpeza na pele do rosto. Depois, ele traz óleos que vão facilitar o vai e vem suave da massagem facial que, no entanto, não deve ser padronizada. Ela deve variar de acordo com os problemas específicos de cada paciente. Além disso, o tipo de movimento é diferente para cada parte do rosto. Para colo, pescoço, queixo, maçã do rosto e testa, a pedida é tonificação. Já para os maxilares, a questão é trabalhar a área com mais intensidade, pois trata-se de um ponto de grande acúmulo de tensão. E, por último, vem o couro cabeludo que além de massagem recebe puxadas leves do cabelo que servem para eliminar a eletricidade estática presente nos fios.
A mensagem facial é a arte de embelezar e beneficiar os tecidos mediante movimentos tracionais feitos com creme apropriado.
Embora muita gente não dê a devida importância a esta técnica, já foi comprovado cientificamente que o constante revigoramento dos tecidos mantém a epiderme livre de manchas, cravos, espinhas, rugas e outras imperfeições, tornando-a mais resistente ao vento e pó, e, mais saudável e bela. A massagem facial mantém a pele sempre macia e bonita, irradiando saúde, higiene e juventude. É indicada para  pessoas de todas as idades.

Pontos básicos da massagem
A massagem para o rosto compreende oito pontos básicos: queixo, nariz e boca, olhos, maças, pescoço, testa, faces, têmporas.
Vejamos agora o movimento que deverá ser adotado corretamente para cada parte bem como os cuidados preliminares para o bom resultado do método.
Quer você tenha cabelos curtos, médios ou compridos, é mais aconselhável prendê-los para trás ou no alto da cabeça e passar um lenço, turbante ou fita larga, de modo que o rosto fique completamente livre. A Higienização Facial deve ser feita com leite ou loção de limpeza.

Espalhe um pouco de creme indicado para a massagem facial por todo o rosto e faça os seguinte movimentos:
1 – QUEIXO - Apóie as duas mãos no queixo e faça movimentos suaves até atingir as orelhas e sua parte posterior (pré auricular).
2 - BOCA E NARIZ – Com as pontas dos dedos esfregue as laterais do nariz e toda a volta da boca, alternando em pequenos movimentos circulares ora para baixo e para cima.
3 – MAÇÃS DO ROSTO – Belisque suavemente as maças do rosto e a parte central da face, intercalando movimentos rotatórios com as pontas dos dedos até sentir a pele ligeiramente avermelhada com o aumento da circulação sanguínea.
4 – OLHOS - Com apenas três dedos unidos faça massagens muito suaves, muito brandas ao redor dos olhos, procurando “puxá-los” para fora, em direção às têmporas. Note que só a parte de baixo dos olhos é que ficará sujeita a esta massagem. Nos cantos dos olhos o massageamento deve ser muito suave.
5 – TESTA – A massagem da testa é relativamente fácil. Basta unir dois ou três dedos e fazer movimentos circulares no sentido horizontal e depois no sentido vertical.
6 – PESCOÇO - Posicione uma das mãos atrás do pescoço, puxando a pele com os dedos, e com a outra mão – quatro dedos unidos – massageie em movimentos circulares suaves, ligeiramente mais intensos para cima e mais fracos para baixo.
7 – TÊMPORAS - Esta massagem nas têmporas visa prevenir linhas de expressão. Com o dedo indicador e o médio formando um V procure “esticar” a pele das têmporas, massageando com a ponta de dois dedos em movimentos suaves circulares.
8 – PÁLPEBRAS – Eis uma parte delicadíssima do rosto. Apenas com os dedos médios passe o creme sobre as pálpebras, deixando os olhos fechados e fazendo movimentos muito brandos em sentido horizontal.
Depois da massagem delicada nas pálpebras, pode-se repetir, uma única vez,  todos os movimentos da massagem, e, para finalizar, dê alguns tapinhas nas faces e repouse durante dez minutos, deixando o creme penetrar melhor na epiderme.
Ao final, o excesso de creme poderá ser removido delicadamente com algodão. Não podemos esquecer que o melhor tratamento é a prevenção. No que se refere ao fotoenvelhecimento, o uso precoce e contínuo do filtro solar evita danos como as manchas (melasmas/cloasmas), rugas leves, aparecimento de acne e ainda previne o câncer de pele.

Massagem Ayurvédica
Na massagem ayurvédica facial, além do trabalho profundo na face, é realizada a dinamização dos pontos marmas situados em todo o rosto. Pontos marmas são os encontros dos sete tecidos do corpo, segundo a filosofia Ayurveda, que se denomina em Sânscrito como “dhatus”. Esses sete tecidos reúnem os fluídos, hormônios, linfa, sangue, carne, músculos, pele, gordura, ossos, dentes, medula e sêmen.
Em todo o nosso corpo – seja físico, emocional, mental ou espiritual – existem toxinas. Estas toxinas poluem principalmente nossa face externando toda a carga negativa interna. A massagem ayurvédica facial é muito eficaz na eliminação dessas toxinas, suavizando as marcas de expressão de nossa aparência.
A massagem ayurvédica facial, como todo trabalho ayurvédico, é um tratamento fundamentado nos doshas. Pessoas com dosha predominantemente Vata normalmente têm pele seca, podendo ser ásperas e ou rachadas. É nesse ponto que a massagem será focada. Em casos em que Pitta é predominante, então aparecem verrugas ou sardas em uma pele morna. Quando o dosha predominante é o Kapha aí a pele é, em geral suave, mas muito oleosa, úmida e fria.
Assim, podemos concluir que o resultado final, independente do dosha predominante, é tornar a pele, sedosa, lustrosa, normalizar a temperatura e principalmente expressar saúde e relaxamento.


Shiatsu Facial
O shiatsu facial é uma técnica massoterapêutica originária do Japão há mais de cinco mil anos. Pessoas que cuidavam dos imperadores estavam sempre na busca de recursos que revigorassem os governantes, com o objetivo de passar a idéia para a população da eterna juventude das autoridades e de suas famílias.
Entretanto, a técnica não é só recomendada para tratamentos de rejuvenescimentos. Trata-se de uma massagem que pressiona partes da face e do corpo com a ponta dos dedos, harmonizando a estrutura energética e proporcionando a regulamentação do organismo.
Ela é indicada para quem sofre de disfusão de ATM, enxaqueca, sinusite, rinite alérgica, paralisia facial e envelhecimento precoce. É aplicada em parceria com outros profissionais da área de saúde, como ortopedistas, fisioterapeutas, dentistas e fonoaudiólogos. É um trabalho multidisciplinar.
A técnica funciona como um suporte e que deve ser conciliada com a melhora nos hábitos de vida para que os benefícios sejam realmente sentidos. É importante que as pessoas tenham cuidados com a alimentação e com postura para dormir, enfim, que tenham consciência de seus costumes.
Mesmo se concentrando só no rosto, o shiatsu facial ajuda a aumentar a circulação sangüínea, predispõe a liberação de toxinas, diminui a retenção de líquido, acelera a recuperação em cirurgias plásticas, tonifica a musculatura facial, além de promover melhorias nos quadros alérgicos.
Ela explica que a técnica é aplicada através de quatro passos: o primeiro é a drenagem linfática facial e depois o relaxamento. Em seguida, é feito o chamado kiron facial, que é a principal etapa do tratamento e, para finalizar, a energização.

Shiatsu facial contra rugas
O que é
: aplicação de shiatsu, massagem que pressiona partes do corpo com a ponta dos dedos, para combater rugas.
Como funciona
:
“O shiatsu facial ajuda na recuperação da tonicidade e da vitalidade do rosto. A pressão de vários pontos no rosto ativa a circulação sanguínea – deixando a pele oxigenada e hidratada – e estimula a produção de colágeno e elastina. A proposta é também equilibrar a energia. Segundo a filosofia oriental, quando ela não flui direito, o organismo não funciona bem e, conseqüentemente, não distribui as vitaminas, sais minerais e proteínas como se deve. Resultado: a pele fica mais frágil e suscetível ao envelhecimento precoce. Tudo isso contribui para suavizar as rugas. Em muitos casos, chegam a desaparecer.
Indicação
:
rosto cansado, com sulcos e marcas de expressão. São necessárias de oito a dez sessões, uma vez por semana.
Contra-indicação: peles muito oleosas e com acne. O estímulo da massagem pode aumentar a produção sebácea.
Primeiros resultados: segundo a terapeuta Aridinéa Vacchiano, na segunda sessão já dá para notar a pele mais viçosa.
Vantagem da técnica: o shiatsu trabalha o lado emocional e o físico. Melhora não só a pele mas o funcionamento geral do corpo.

Massagem reestruturadora facial
-Massagem com utilização de modernos recursos cosméticos, com melhora significativa na qualidade da pele.
-Esta massagem tonifica a musculatura facial, e redireciona as fibras do tecido conjuntivo.
-Pode-se com esta massagem retardar e/ou amenizar o processo de envelhecimento facial, oferecendo harmonia e equilíbrio.

Massagem oriental facial com pedras
-É  um excelente recurso estético de recuperação facial para peles maduras, sensíveis e que possam estar entrando no período do climatério.
-Utiliza-se manobras diferenciadas de sedação e tonificação nos pontos faciais de acupuntura, trabalhando em determinados grupos musculares.
-Utiliza manobras de deslizamento e rolamento.

Massagem facial com conchas
-Pode ser aplicada em todos os tratamentos faciais e corporais.
-Através de manobras drenantes e ritmadas, ativa a circulação periférica, facilita a drenagem linfática, descongestiona a pele, atenua linhas de expressão e flacidez da pele, e estimula o metabolismo cutâneo.
-Utiliza as manobras de deslizamento, fricção e rolamento.

CONCLUSÃO
Após estudos, concluiu-se que os tratamentos faciais, quando aliados à uma massagem, seja ela na forma de drenagem linfática ou movimento em forma de mímicas, o resultado é surpreendente, pois o que se busca com a  massagem facial é eliminar os pontos de tensão,  o aprimoramento do tônus muscular e a ativação  da circulação de toda a extensão da face.
Esta técnica é um  tratamento que pode ser aplicado tanto por esteticista como por massagista, desde que eles sejam devidamente treinados, sendo que pode ser aplicado em casa através de uma auto massagem, melhorando assim a permeabilidade do ativo que estiver utilizando.
Muitas são as indicações  da massagem facial, principalmente quando se fala em acúmulo de líquido pois o estímulo funciona drenando o excesso  que é causado pela má circulação ou mesmo pelo cansaço; desta forma, percebe-se que a massagem facial tem a sua eficácia comprovada não só cientificamente mas também profissionalmente em nosso dia-a-dia.

Por: ANELISE PEREIRA
DAISY LÚCIA DA SILVA
LUCIANA MÁRCIA ZANINI
MAÍSA CARDOSO
RENATA PAIVA DIAS
ROSILANE VARNIER

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.esteticafacial.org/massagem-facial/

http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/030117_bel_x_facial.htm

http://www.cadernor.com.br/mulher/index.php/Massagem-facial.html

http://boaforma.abril.com.br/edicoes/201/fechado/Beleza/conteudo_161.shtml

http://www.acessa.com/mulher/arquivo/beleza/2008/04/19-shiatsu_facial/

http://beleza.terra.com.br/mulher/estetica/index.html

http://www.bemstarestetica.com.br/Massagem_facial.htm

http://www.evoe.com.br/dicas_%C3%BAteis.htm#massagem

Envie para um AMIGO Envie para um AMIGO Imprimir Imprimir

2 Responses to “Massagem Facial”

  1. Catarina Madeira Says:

    Excelente texto!!
    Estava fazendo uma pesquisa sobre os vários tipos de massagem que podem beneficiar os clientes quanto ao envelhecimento cutâneo.
    Parabéns!!

  2. maria de fatima leiria medeiros Says:

    acho que a massagem realmente rejuvenesce e hitrata a pele dando firmeza e tonicidade, sou adepta deste tratamento desde os 35 anos e acredito que pode ajudar muito no tratamento, como também uma alientação bem saudável

Deixe aqui sua Marquinha e Comente!

Cursos com Certificado